segunda-feira, 7 de julho de 2008

TELEFONIA EM 1956 EM PIRACICABA

Telefonia em 1956: oito horas para uma ligaçãoFonte: Memorial de Piracicaba 2002/03, de Cecílio Elias Netto Autoria: Beatriz Elias
Em apenas 50 anos, dos telefones de manivela à internet
Foram 750 postes de eucalipto doados pela Societé de Sucrèries Bresiliennes e mais 12 toneladas de cabos que, vencendo os 38 quilômetros de estrada, permitiram que, em 1956, fossem melhorados os serviços de comunicação dos Correios e Telégrafos entre Piracicaba e Rio Claro.
Com as obras, instalou-se o teletipo e o sistema passou a atender entre 7:00 e 21:00 horas. O convite para inauguração do serviço foi dirigido pela direção dos Correios e Telégrafos aos deputados Ulysses Guimarães e Pacheco Chaves, originários justamente de Rio Claro e Piracicaba.
Eram tempos de difíceis comunicações também na área da telefonia. Em 1956, o serviço interurbano ligando Piracicaba a São Paulo possuía uma e meia linha, assim descritas: " uma para chamadas para a capital, a segunda para chamadas para Piracicaba e a terceira metade para lá e metade para cá. É por isso que se espera, para completar uma ligação, seis, oito, e às vezes, mais horas". A cidade contava, então, com 800 aparelhos urbanos.
Para se ter idéia, uma ligação para Limeira ou Rio Claro, as indústrias locais faziam seus pedidos por ligações telefônica, as 7:00 h. da manhã e as ligações eram concluidas as 16 ou 17 h. Por isso, muitas telefonistas de emprêsas e comércio, faziam jornadas de trabalho, entrando para seus trabalhos, muitas vezes as 3 ou 4 horas da madrugada, para quando concluisse as ligações para São Paulo principalmente, ainda estivesse no horário comercial.
O telefone, que exigia a intervenção das telefonistas, era às vezes mais lento num interurbano para São Paulo do que a própria viagem, cerca de 180 km. Dava para ir até São Paulo e voltar, e as ligações ainda não tinham sidos concluidas.
Ligações então para EUA ou Europa, muitas vezes eram impossíveis de ser concluidas. Hoje com o advento do celular, pode-se falar em quanquer parte do mundo no mesmo instante. Contudo para ser esta facilidade, o telefone passou a ser um objeto muito caro, tanto no falar, como comprar o aparelho movel. Entretanto o fixo comercial, custa menos que um salário minimo.

Nenhum comentário: