segunda-feira, 7 de julho de 2008

PAPA PIO X tinha uma irmã aqui em Piracicaba

A irmã piracicabana do Papa Pio X
Autoria: Cecílio Elias Netto

O Papa foi santificado e o sobrinho era cocheiro dos Moraes Barros
O Papa Pio X governou a Igreja Católica de 1903 a 1904. Ele foi canonizado em 1954, tornando-se o primeiro papa santo da Igreja no século XX. Seu nome civil era Giuseppe Melchiorre Sarto.
No livro de memórias do agrônomo Francisco Iglesias, há uma significativa informação a respeito da família Sarto de Piracicaba. O cocheiro que conduzia a suntuosa carruagem de Paulo de Moraes Barros - político nacionalmente conhecido, sobrinho de Prudente de Moraes - chamava-se Pedro Sarto.
Segundo o memorialista Iglesias, Pedro Sarto sempre afirmar ser sobrinho do Papa Pio X, já que sua mãe era irmã de Sua Santidade. A mãe de Pedro, conforme narrativa de Iglesias, era uma senhora mirrada, que fazia faxina nas residências particulares. E Francisco Iglesias revela que apenas passou a acreditar no parentesco de Pedro Sarto com o Papa depois que o jornal "O Estado de São Paulo" publicou, em 1910, a notícia de que se havia transferido para Roma a "irmã do Papa, uma senhora que residiu em Piracicaba por muitos anos."
Para Iglesias, a velhinha, que andava pelas ruas piracicabanas com a vassoura nas mãos, era realmente a irmã do Papa Pio X que ficou santo. Mas, dela, ficou apenas o sobrenome Sarto, pois não se sabe exatamente onde seu corpo foi sepultado.

Nenhum comentário: