segunda-feira, 7 de julho de 2008

A MAIS ANTIGA INDÚSTRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Krahenbuhl: indústria mais antiga de São Paulo
Pedro Krahenbuhl tinha 40 operários em 1870.
A família Krähenbühl, descendente de suíços-alemães, ainda mantém atividades em Piracicaba. É família pioneira em muitos sentidos e na mais diversas áreas, tendo sido épica a sua vinda ao Brasil a bordo do vapor "Boussole", no qual embarcaram, em 20 de maio de 1857, em Antuérpia, Nicolau e Samuel Krahenbuhl, antecedidos por Frederico e Peter Krahenbuhl.
Além de todo o pioneirismo em diversos setores, as Oficinas Krähenbühl foram, também, a primeira oficina metalúrgica do Estado de São Paulo, ainda no século XIX. A confirmação foi feita pelo jornal "Diário de São Paulo", historiando a evolução industrial paulista, em edição de de fevereiro de 1955. Já em 1870, com 40 operários, funcionava, às margens do rio Corumbataí, a oficina vapor de Pedro Krähenbühl.
Em 1900, a imprensa piracicaba é pródiga em anúncios da atividade de João Krähenbül e Irmão: fábrica de fogões, de arados, ferraria, serralheia, fundição de cobre; madeiraria, serraria, carpintaria; importação de "machinismos para a lavoura e indústria"; construção de tróleis e tílburis.

Nenhum comentário: