segunda-feira, 7 de julho de 2008

CURIOSIDADE

Maior palavra que já vi, era escrita no envelope meio avermelhado da antiga cibalena. A palavra era: dimetilaminofenildimetilpirazolona.
Do mundo:
Qual é a maior palavra do mundo?
Segundo o livro: O Guia dos Curiosos, a maior palavra do mundo é:lopadotemamachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotirmmatosilphioparaomelitokatakechymenokichlepicossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleiolagoiosiraiobaphetraganopterygon.
Ela pertence à língua grega, tem 182 letras e batiza um tipo de comida.
(Guia dos Curiosos)

=====

PNEUMOULTRAMICROSCOPICOSSILICOVULCANOCONIÓTICO!!!(o estado de quem é acometido de uma doença rara provocado pela aspiração de cinzas vulcânicas)

======

A maior palavra do mundo é :lopadotemamachoselachogaleokranioleipsanodrimhypotirmmatosilphioparaomelitokatakechymenokichlepicossyphophattoperisteralektryonoptekephalliokigklopeleio lagoiosiraiobaphetraganopterygon.
Ela pertence à língua grega, tem 182 letras e batiza um tipo de comida.

======
A maior palavra do mundo, para quem não sabe, é sueca e tem exatamente noventa e três letras. Se você pensava que Inconstitucionalissimamente (com 27 letras batia qualquer outro recorde), se enganou redondamente. E o que se ganha em saber qual é a maior ou a menor palavra do mundo? Você pode ser contemplado e levar para casa uma BMW zero bala. Como? De que jeito? Muito simples.
Se você conseguir pronunciar a maior palavra do mundo de uma só vez, sem errar, sem gaguejar, sem tremer um só músculo do rosto, poderá desfilar de BMW e fazer a festa das garotas e gatinhas da sua rua e a infelicidade total da sua esposa, caso seja casado. De qualquer forma, perca o medo e se inscreva agora e seja o vencedor do maior prêmio oferecido por um programa de rádio. Estamos falando do programa do duble de palhaço, Tiririca, e a sua “A Hora da Florentina” pela Rádio Nativa, FM, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, da meia noite as três da manhã.
Eis a palavrinha, aliás, muito simpática: Sparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareckforeningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltaren.
Por favor, leia de novo, compassadamente. Não tenha pressa: Sparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareckforeningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltaren
O que significa? Bem, isso não deveria ter lá muita importância, mas tudo bem. É o cargo daquele sujeitinho que trabalha no depósito de fornecimento de uniformes ao pessoal do sindicato de limpadores de vias férreas. Trocado em miúdos. Chefe. Isso tudo toda significa chefe. Satisfeito?
Para que você e os demais interessados destravem a língua e consigam alcançar com sucesso e êxito, a façanha, fomos pedir ao professor Pardal que inventasse um meio rápido e simples para que as pessoas pudessem exercitar as cordas vocais. E ele nos apresentou um método simples e bastante econômico. Sem mais perda de tempo, entre na competição. Primeiro passo: decore, antes de qualquer coisa, como se pronuncia a palavra Deus em vinte e dois idiomas. “Como conseguirei pronunciar Deus em vinte e dois idiomas – perguntará você, olhando incrédulo, para sua cara de babaca, no espelho do banheiro, enquanto faz a barba - se mal sei como se pronuncia em português? Meu Deus, isso é muita areia para meu caminhão”.
Amigo, entenda: nada nesta vida é difícil. Difícil foi o Padre Anchieta ler o catecismo no fundo das águas do Rio Tietê, sem molhar as folhas e depois converter um peixe numa suculenta pizza de mussarela com duas azeitonas e algumas fatias de presunto para consolar um doente. Não satisfeito, o bom homem curou um aleijado com um golpe de cajado e não contente, só para fazer inveja ao Padre Marcelo Rossi, transformou um protestante fanático da igreja do Edir Macedo esparramando, no rosto dele, o sinal da cruz, usando apenas o pé esquerdo. Ora, se Anchieta conseguiu, por que você não pode ao menos tentar mudar a sua sorte? Lembre-se: uma BMW não se acha por aí, pelas esquinas. Pense nisso. Pensou? Então vamos ao exercício:
Deus, em inglês é Lord, como também é God. Observe uma particularidade interessante, deixando o God de lado. Em todos os idiomas, Deus se escreve apenas com quatro letras. Vamos a eles:
Em inglês: Lord, em francês, Dieu, em alemão, Gott, em português, Deus, em hebraico, Jhvh, em assírio, Adat, em germano, Godt, em persa, Sorn, em árabe, Alah, em sueco, Godt, em sânscrito, Dova, em espanhol, Dios, em grego, Toos, em grego antigo, Zeus, em viking, Thot, em egípcio, Amon, em inca, Papa, em fenício, Baal, em sírio, Illu, em japonês, Shin, em caldeu, Nebo e em hindu, Hakk.
Repita, então, em voz alta: Lord, Dieu, Gott, Deus, Jhvh, Adat, Godt, Sorn, Alah, Godt, Dova, Dios, Toos, Zeus, Thot, Amon, Papa, Baal, Illu, Shin, Nebo e Hakk.
Agora, o segundo passo, de baixo para cima: Hakk, Nebo, Shin, Illu, Baal, Papa, Amon, Thot, Zeus, Toos, Dios, Dova, Godt, Alah, Sorn, Godt, Adat, Jhvh, Deus, Gott, Dieu e Lord.
Outra vez: procure ser mais rápido: Lord, Dieu, Gott, Deus, Jhvh, Adat, Godt, Sorn, Alah, Godt, Dova, Dios, Toos, Zeus, Thot, Amon, Papa, Baal, Illu, Shin, Nebo e Hakk.
Outra vez, debaixo para cima: Hakk, Nebo, Shin, Illu, Baal, Papa, Amon, Thot, Zeus, Toos, Dios, Dova, Godt, Alah, Sorn, Godt, Adat, Jhvh, Deus, Gott, Dieu e Lord. Muito bem. Voltemos a palavra. É o terceiro passo. É importante não esquecer dela um segundo sequer:
SparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareckforeningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltarenLeia, por favor, novamente: Sparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareckforeningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltaren
Não desvie sua atenção por nada e para nada: concentre-se. Se o telefone tocar e alguém quiser saber, do outro lado, sobre as guerras célebres, tipo a dos Cem Anos, das Duas Rosas, ou Dos Trinta Anos, desligue imediatamente. Não perca um minuto. Se sua filha chegar com o caderno da escola e quiser pormenores a respeito das sete maravilhas do mundo, para terminar o dever de casa, ou participar junto com as amigas do “Show do Milhão”, bote a gracinha de volta para a casa da vizinha. Tenha em mente que o mais importante é ganhar a BMW do Tiririca. Quero dizer a BMW oferecida pelo Tiririca. Estamos combinado? Ótimo. Vamos, então, voltar aos exercícios.
Salteie, para não virar rotina, e pronuncie Deus: em inglês, em hebraico, em fenício, em hindu, em egípcio, em assírio, em alemão. Faça esse exercício por três vezes.
Agora, uma breve pausa. Volte no palavrão: Sparvagsaktiebolagsskewsmutssjutareckforeningspersonalbekladnadsmagasinsforradsforvaltaren
Um detalhe de vital importância: não se esqueça de ligar para a Rádio Nativa e providenciar sua inscrição. O programa do Tiririca é de segunda a Sexta-feira, mas a maior dificuldade que as pessoas vem encontrando, é conseguir falar com a produção do programa enquanto o Tiririca está no ar. Todas as linhas telefônicas da emissora ficam congestionadas, nesse horário. Todavia, meu amigo, não desista. Uma BMW novinha em folha espera para ocupar a vaga existente na sua garagem. Realize seus sonhos. Troque de carro, de mulher, de sogra, de vida, Sua sorte espera por uma chance. E sua chance, por uma sorte.

Um comentário:

Unknown disse...

Nooossaaaaaaa estava procurando sobre Cibalena e achei seu site... Aff, gostei desta palavra kamshdhdhdjfhhfnnfnbdhnfmdmvjdbfzjcmcnbjhbnxkdfxkncfjgbdjfv ... enfim, que vc diz ser a maior do mundo!!
Vou tentar pronunciá-la e entrarei em contanto com vc para quem sabe ganhar a BMW.
Abraço.