segunda-feira, 7 de julho de 2008

APARECIDA DO NORTE

Cidade Aparecida
Um dos maiores centros de peregrinação do país, a cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, é anualmente visitada por milhares de romeiros em busca de graças da Virgem Padroeira do Brasil.
Aparecida situa-se às margens do rio Paraíba do Sul. Ali, no local denominado porto de Itaguaçu, pescadores encontraram em 1717 uma imagem da Virgem. Depois de lançarem as redes várias vezes sem conseguir sequer um peixe, colheram das águas o tronco de uma imagem da Virgem e, na tentativa seguinte, sua cabeça. Segundo a tradição, a partir daí, houve pesca abundante. Erigiu-se um oratório consagrado à Virgem e a posterior afluência de romeiros levou à construção de uma capela. Em 1928 Aparecida tornou-se município, sendo seu território desmembrado do de Guaratinguetá.
O papa Pio XI designou Aparecida "capital espiritual do Brasil" e, em 1967, Paulo VI concedeu ao santuário a mais alta honraria da igreja, a Rosa de Ouro. A imagem, em terracota negra e com 42cm de altura, conserva-se na Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que começou a ser construída em 1939 e foi sagrada em 1980 pelo papa João Paulo II, quando a data de sua festa, 12 de outubro, tornou-se feriado nacional.

Nenhum comentário: