segunda-feira, 7 de julho de 2008

ALBERTO CURY - EX-PREFEITO DE PIRACICABA

Ex-prefeito recusa título de cidadão piracicabano
Fonte: Memorial de Piracicaba 2002-03,

de Cecilio Elias NettoAutoria: Beatriz Elias
Pelo menos uma vez em sua história, a Câmara dos Vereadores teve rejeitado um título de Cidadão Piracicabano, homenagem concedida pelos edis, anualmente, a várias pessoas que tenham se destacado ou realizado algum tipo de atividade de especial importância para a cidade.
Aconteceu em 1967, quando o ex-prefeito Alberto Coury recusou formalmente a homenagem alegando­se "moralmente recompatibilizado" com o Legislativo, que havia rejeitado as contas de sua admistração como prefeito municipal. Coury reclamava, inclusive do fato de que os vereadores tivessem deixado de remeter a prestação de contas à Justiça " a fim de que a verdade fosse devidamente apurada, dando-me o elementar princípio de defesa a que todo cidadão tem direito, ainda mais quando se trata do manuseio do dinheiro público".
Alberto Coury encaminhou sua decisão diretamente ao então presidente da Câmara, Francisco Antônio Coelho, solicitando-lhe que pedisse ao prefeito Luciano Guidotti que vetasse o projeto para evitar maiores constrangimentos, já que ele não aceitaria o título.

Nenhum comentário: